O ensino das estratégias de leitura ajuda o aluno a utilizar seu conhecimento, a realizar inferências e a esclarecer o que não sabe. Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias, que são responsáveis pela construção de uma interpretação para o texto e, pelo fato de o leitor ser consciente do que entende e do que não entende, para poder resolver o problema com o qual se depara. A leitura não é só um meio de adquirir informação: ela também nos torna mais críticos e capazes de considerar diferentes perspectivas. Por exemplo, se eu, leitora, leio um texto filosófico, provavelmente terei dificuldades, pois não estou familiarizada com esse material. É preciso planejar estratégias específicas para ensinar os alunos a lidar com as tarefas de leitura dentro de cada disciplina. Uma boa forma de um docente fomentar a leitura é mostrar o gosto por ela, quer dizer, comentar sobre os livros preferidos, recomendar títulos, levar um exemplar para si mesmo quando as crianças forem à biblioteca. Os estudantes devem encontrar bons modelos de leitor na escola, especialmente aqueles que não possuem isso em casa. O fundamental é que os alunos compreendam que, se estão envolvidos em um projeto de construção de conhecimento ou de busca e elaboração de informações, é para cobrir uma necessidade de saber. A criança desde pequena precisa ser incentivada na leitura, começando pelos contos, histórias e outros meios que despertem a curiosidade. A Prof. Gisely comentou sua paixão pela leitura desde criança, em que competia com as meninas a quantidade de livros que tinham lido, dessa maneira se aprende de forma prazerosa.
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